Como aprender termos técnicos de Enfermagem
3.3
(3)

Como aprender termos técnicos de enfermagem?

Veja aqui dicas e estratégias para aprender termos técnicos em enfermagem.

Conteúdos deste artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Você reconhece a importância dos termos técnicos em enfermagem? Alguma vez já se questionou por que temos que aprendê-los? Vamos analisar alguns aspectos.

    A comunicação em Enfermagem.

    Todos sabemos que a comunicação é um processo que ocorre mediante a transferência de uma ideia ou mensagem de uma pessoa para outra, sendo a pessoa que envia a ideia ou mensagem chamada de emissora e a que recebe chamada de receptora.

    Neste processo, ocorre ainda o retorno da mensagem do receptor para o emissor, o que podemos chamar de feedaback.

    Termos técnicos de Enfermagem

    Esta troca de mensagem é feita utilizando-se, dentre outros códigos, a linguagem e, neste contexto, estamos falando de comunicação interpessoal, então o canal utilizado é o oral-auditivo. A mensagem tem que ser entendida por ambas as partes para dizermos que houve comunicação adequada.

    Não vamos nos aprofundar aqui discutindo todos os aspectos relacionados à comunicação, pois é algo muito amplo e nos faria perder o foco no tema central deste artigo que são os TERMOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM.

    Mas, você pode estar se perguntando: o que eles têm a ver com isso? Eu te digo que TUDO! Afinal, eles são parte da linguagem que utilizamos no exercício da nossa atividade profissional.

    Neste artigo vamos falar dos termos técnicos relacionados à Enfermagem. Mas, você já reparou que todas as categorias profissionais têm linguagens específicas?

    Então, assim como toda categoria profissional, a Enfermagem possui uma linguagem própria, que inclui os termos utilizados pela maioria dos profissionais na área da saúde. Esses termos são denominados como Termos Técnicos em Enfermagem.

    O que são os Termos Técnicos de Enfermagem?

    Correspondem à palavras e/ou expressões que traduzem as condições de saúde de uma pessoa, descrevendo aspectos que estão dentro dos padrões normais e/ou desejáveis, bem como as alterações de saúde.

    Estes termos são utilizados diariamente pela Enfermagem, seja na sua comunicação verbal diária com os demais membros da equipe, seja na comunicação escrita, como por exemplo, na escrita em prontuário por meio das anotações, evoluções de Enfermagem, na descrição dos diagnósticos de Enfermagem e das prescrições ou planos assistenciais de Enfermagem.

    Quanto à formação, os termos técnicos em sua maioria, seguem a mesma lógica da formação das palavras de um modo geral, sendo que, a maior parte deles se formam por derivação, seja ela, prefixal, sufixal ou parassintética.

    Em alguns casos, a compressão do termo técnico tem que partir do estudo etimológico da palavra. Etimologia “é o estudo da origem das palavras. Estuda as fontes das palavras remontando-se aos vocábulos que as originaram, podendo também ser interpretada como estudo da origem das palavras” (BEZAS e WERNECK, 2012, p.319).

    Os termos técnicos que são formados por derivação vão apresentar a seguinte estrutura:

    Termos técnicos de Enfermagem

    Vamos compreender cada uma delas? O radical é sempre a parte “comum” na escrita da palavra; o prefixo, vem sempre antes do radical e o sufixo depois.

    Existem palavras que possuem as três estruturas, outras possuem apenas prefixo + radical e outras apenas radical + sufixo. Os prefixos e sufixos mudam o significado dos radicais.

    Outro aspecto interessante é que em alguns termos de saúde, os radicais se referem às partes anatômicas. Vamos um exemplo com uma palavra que não é termo técnico de Enfermagem para facilitar sua compreensão.

    IN

    PREFIXO

    FELIZ

    RADICAL

    MENTE

    SUFIXO

    IN

    PREFIXO

    FELIZ

    RADICAL

    FELIZ

    RADICAL

    MENTE

    SUFIXO

    Na saúde temos ainda termos que possuem vários radicais e outros com vários sufixos. Exemplos:

    OTO

    RADICAL

    RRINO

    RADICAL

    LARINGO

    RADICAL

    LOG

    SUFIXO

    IA

    SUFIXO

    OFTALMO

    RADICAL

    LOG

    SUFIXO

    ISTA

    SUFIXO

    Importância dos termos técnicos de Enfermagem.

    E por que a terminologia técnica é tão importante? Estas palavras soam tão difíceis, às vezes, não é? E, por que temos que aprender?

    Os termos técnicos são importantes, em primeiro lugar, porque:

    • permitem a comunicação oral e escrita adequada entre os profissionais da equipe de saúde;
    • expressam, na maioria das vezes com uma palavra, as condições de normalidade e anormalidade apresentadas pelo paciente;
    • permitem o adequado preenchimento de todos os documentos relativos ao paciente;
    • favorecem que a escrita seja concisa e objetiva, exemplo: em vez de dizer “paciente com pressão arterial elevada, se diz, paciente hipertenso”;
    • proporcionam uma comunicação “exclusiva”, quando necessário, entre os membros da equipe, pois nem sempre o paciente compreende esta terminologia. 

    Então algumas vezes, podemos comunicar algo para os profissionais sem que o paciente tenha plena consciência do que se passa e, portanto, isso reduz o estresse, a ansiedade. Posteriormente, calmamente e com palavras apropriadas explicamos e dizemos tudo ao paciente com uma linguagem apropriada para sua compreensão;

    • e os termos ainda são bases para uma comunicação profissional, sem o uso de termos populares e/ou vulgares ao relatar as condições do paciente.

    Vê a importância que tem aprender os termos técnicos em Enfermagem e utilizá-los para uma boa comunicação? Portanto, precisamos aprendê-los.

    Veja aqui como podem ser usados os termos nos diversos textos da Enfermagem: Sequência para escrita de anamnese e exame físico, Como construir uma anamnese, Tipos de anotações de enfermagem.

    Como aprender os termos técnicos de Enfermagem? Dicas e estratégias.

    Se os termos são formados por prefixos, radicais e sufixos, então, comece aprendendo o significado de cada um. Separe estes elementos em cada termo técnico. Veja um modelo no post abaixo:

    Além de estudá-los dessa forma, você pode utilizar outras maneiras que te ajudarão a memorizá-los, por exemplo:

    1. Estude separando por sistemas orgânicos, exemplo: sistema respiratório, sistema urinário, etc.
    2. Não tente aprender todos de uma vez, separe grupos de 10 termos e aprenda estes em intervalos de temos definidos por você, exemplo: em 5 dias, 10 dias.
    3. Leia modelos de registros e tente interpretá-los.
    4. Leia artigos científicos, pois são “recheados” de terminologias técnicas.
    5. Utilize os termos no dia a dia com seus colegas de estudo e/ou profissão, assim você vai sedimentando o aprendizado.

    Mais estratégias para aprender termos técnicos de Enfermagem.

    Nos posts abaixo, você encontra outras dicas e estratégias para aprender os termos técnicos de Enfermagem.

    Para te auxiliar neste processo, baixe uma lista com a maioria dos termos utilizados em Enfermagem, assim você poderá estudá-los e aprendê-los mais facilmente.

    Te desejo uma ótima aprendizagem!

    Como a avaliação influencia o registro sobre feridas?

    Como a avaliação influencia o seu registro sobre feridas? Você tem dificuldades para avaliar e realizar um registro completo sobre Read more

    A forma de fazer evolução de enfermagem que funciona!

    A forma de fazer evolução de enfermagem que funciona! Eu tenho certeza que você já leu inúmeros artigos sobre evolução Read more

    Como você pode evitar erros na escrita em prontuário?
    Como evitar erros na escrita de prontuário

    Como você pode evitar erros na escrita em prontuário? Aprenda como evitar erros durante a escrita de prontuário. Conteúdos deste Read more

    Tipos de anotação de enfermagem
    Tipos de anotação de enfermagem

    Quais são os tipos de anotações de enfermagem? Aprenda os principais tipos de anotações de enfermagem com os respectivos itens Read more

    Inscreva-se no curso de Escrita de Prontuário e desenvolva ou aprimore a sua escrita na enfermagem aprendendo um passo a passo para construção de anamnese, exame físico, anotação, evolução e relatório de enfermagem. Além disso, você aprenderá ou revisará os principais termos técnicos de saúde e sua aplicação nestes registros.

    O que você achou desse conteúdo?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Deixe um comentário